DISCIPLINA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

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Ementa

Código:      Título: Tecnologia da Informação        Modalidade: Presencial              

 

Nível:        Tipo:               Carga Horária e Duração: 15 h

 

Número de vagas por turma:                Periodicidade de oferta: Anual

 

Pré-requisitos: 

 

Coordenador: Prof. Raul Antônio Morais Melo.

Docentes:
Dr. Paulo Adriano Schwingel e Dr. Raul Antônio Morais Melo

Preceptores:

 

Ementa: Estudo de documentos para construção, sistematização e transmissão do conhecimento, e para avaliação da qualidade da informação na área de Ciências da Saúde. Elaboração de estratégias de pesquisa que possibilitem a otimização no processo de acesso e recuperação da informação relevante. Discussão dos fundamentos que envolvem a práxis informacional em saúde apresentando a informática como elemento de suporte às práticas de saúde e para o planejamento e a tomada de decisões em saúde.

Objetivo Geral e Características:

O objetivo geral da disciplina é proporcionar conhecimentos técnicos e científicos sobre as tecnologias da informação e comunicação aplicadas às ciências da saúde. A disciplina introduz instrumentos tecnológicos inovadores para complementar a construção do conhecimento, habilidades e atitudes do futuro mestre e/ou doutor e assim contribuir para o progresso da ciência.

Avaliação: A avaliação será processual, por meio de produções individuais e/ou em grupos. Constarão como atividades avaliativas um trabalho individual a ser entregue até 10 dias após o encerramento da disciplina e um trabalho em grupo que será desenvolvido durante a disciplina.

 


Programação 2017.1


Data Conteúdo Professor(a) Local

Tarefas

 

Data

(Turno)

Hora

 

Conteúdo

 

Professor

 

Local

08/03

(Manhã)

08h

Abertura da disciplina com apresentação do plano de disciplina, do corpo docente e dos discentes.

Raul NUTES

09h

Utilização da informática no contexto das Ciências da Saúde

Raul

10h às 11h30

Redes de compartilhamento de artigos e sociais voltadas a profissionais da área de Ciências e a pesquisadores com ênfase no Researchgate, Researchid e ORCID

Paulo Schwingel

08/03

(Tarde)

13h30

às 17h

Acesso a conteúdo científico digital com apresentação de sistemas de busca e criação de estratégias de pesquisa que possibilitem a otimização no processo de acesso e recuperação da informação científica na área de Ciências da Saúde

Manoel Paranhos

Laboratório de Informática

09/03

(Manhã)

08h

Utilização avançada do editor de texto na confecção de dissertações, teses e artigos científicos

Paulo Schwingel

Laboratório de Informática

10h

Utilização de programas computacionais para o gerenciamento de referências

09/03

(Tarde)

13h30

às 17h

Tempo destinado para organização dos trabalhos em grupo e para preparação das apresentações

Alunos e Paulo

Laboratório de Informática

10/03

(Manhã)

08h30

Utilização do editor de texto na confecção de artigos científicos

Paulo Schwingel

Laboratório de Informática

10h às 13h30

Utilização de sites para verificação e checagem de cópia textual sem identificação e/ou plágio

10/03

(Tarde)

13h30

Apresentação dos trabalhos em grupo, sendo destinado 30 minutos para cada apresentação

Alunos

NUTES

16h às 17h

Encerramento da disciplina com espaço destinado a auto-avaliação discente e avaliações da disciplina e dos docentes

Alunos

Docentes

 


Trabalhos:

  1. Apresentação dos trabalhos em grupo

. 5 grupos

. 30 minutos por grupo

  1. Trabalhos individuais

  1. Realizar busca avançada no PUBMED com os descritores da dissertação de cada aluno e apresentar o número de trabalhos encontrados;

  2. Atualizar o currículo na plataforma Lattes;

  3. Formatar um artigo científico no padrão Vancouver.

  1. Auto-avaliação com avaliação da disciplina.


Referências


CENTRO LATINO-AMERICANO E DO CARIBE DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE. Portal regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Permite acesso a BVS fornecendo informação qualificada e conhecimento em saúde, contendo arquivos prioritariamente da região latino-americana e do Caribe. Disponível em: <http://bvsalud.org/>. Acesso em: 07 abril 2016.


CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). Homepage. Apresenta informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Disponível em: <http://cnpq.br/>. Acesso em: 07 abril 2016.


FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO (FAPESP). Scientific Electronic Library Online - SciELO. Disponibiliza uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. Disponível em: <http://www.scielo.br/>. Acesso em: 07 abril 2016.


MENDELEY. Homepage. Disponibiliza um gerenciador eletrônico de referências bibliográficas de forma gratuita. Disponível em: <https://www.mendeley.com/>. Acesso em: 07 abril 2016.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Portal de Periódicos CAPES/MEC. Disponibiliza uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica oferecendo acesso aos textos completos de artigos selecionados de mais de 21.500 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras. Disponível em: <http://www.periodicos.capes.gov.br/>. Acesso em: 07 abril 2016.


THOMSON REUTERS. The Web of Science platform. Oferece acesso à mais confiável, integrada e multidisciplinar pesquisa, conectada por meio de métricas de citação de conteúdo vinculado de várias fontes em uma só interface. Disponível em: <http://www.webofknowledge.com/>. Acesso em: 07 abril 2016.


THOMSON REUTERS. ResearcherID. Solução eletrônica para armazenamento de referências bibliográficas que visa evitar ambiguidade nas publicações. Disponível em: <http://www.researcherid.com/>. Acesso em: 07 abril 2016.


UNITED STATES NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE. National Center for Biotechnology Information. Apresenta o Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia, contando publicações científicas com apoio aos avanços da ciência e da saúde, fornecendo acesso à informação biomédica e de genética. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/>. Acesso em: 07 abril 2016.